Curso Biblioterapia PDF Imprimir E-mail

Próximos eventos programados:

Detalhamento e inscrições via link: https://docs.google.com/forms/d/1PlGRpDiwTIZMRuTjC5h0L3k98uDrGxWhsyqDhYejarY/edit

Aconteceu em junho:

Aconteceu, em maio, em São Paulo:

Aconteceu, em março, em Niterói:

Em maio, em São Paulo:

 

CURSO

BIBLIOTERAPIA: bases conceituais, práticas e acervo.


A QUEM SE APLICA

Psicólogos, arteterapeutas, bibliotecários, educadores, profissionais da área da saúde, estudantes, contadores de histórias e demais interessados na potência dos livros em cuidar e transformar pessoas.


APRESENTAÇÃO

Biblioterapia é a utilização da literatura como recurso terapêutico. A pluralidade literária aplicada de forma dedicada para cuidar contribui de formas diversas: ao nomear angústias, ao promover um espelhamento interno, ao abrir para o diálogo por encontrar afinidade de ideias e sentimentos, ao desconstruir crenças e linguagens cristalizadas, ao expandir perspectivas e possibilidades de ser. Há trechos ou obras literárias que atuam como movimentos de ressonância e repercussão. Ressonância, pois penetram mais profundamente e despertam imagens apagadas e repercussão pelo impacto gerador de uma urgência de expressão.

 

O processo parte da escuta, do oferecimento de trecho ou livro criteriosamente selecionado e abre espaço para a pessoa sentir e narrar o que é evocado pela leitura.

 

É interdisciplinar e pode ser aplicada a diferentes áreas do saber como: psicologia, literatura, educação, saúde, cultura, contação de histórias, biblioteconomia, arteterapia, dentre outras, de forma individual ou coletiva.

 

Prática pouco conhecida no Brasil e no mundo, mas amplamente utilizada na Inglaterra, que implantou políticas públicas de cuidado através de rodas de leitura e prescrição literária para grupos diversos, com excelentes resultados comprovados cientificamente.


OBJETIVOS DO CURSO

·      Semear e potencializar a dimensão terapêutica da literatura.

·   Compartilhar acervo biblioterapêutico, que poderá ser utilizado pelo participante, por amigos, familiares, alunos, clientes e pacientes.

·         Disseminar as bases conceituais e o método na prática.

·         Incentivar ou incrementar projetos que incorporam a leitura para simultaneamente desenvolver e cuidar.

·         Criar uma rede de pessoas interessadas no tema para promover trocas contínuas.

 

PROGRAMA

·    Conceito, premissas, formas, aplicações, tipos;

·     Métodos e cuidados para utilização individual e coletiva;

·     A diferença entre biblioterapia clínica e de fruição;

·     Bases conceituais: Bachelard, Ouaknin, Hillman, Piglia, Petit, Huizinga;

·     Diálogos com a filosofia: Benjamim, Gadamer, Ricoeur, Blanchot, Deleuze, Todorov, dentre outros;

·     Acervo biblioterapêutico: trechos mais utilizados da literatura estrangeira, brasileira, da poesia, da literatura infantojuvenil aplicável a todas as idades.

 

METODOLOGIA

 

Vivencial através de círculos de leitura que apresentarão a teoria na prática:  de trechos literários essenciais para quem deseja trabalhar com a biblioterapia, de literatura infantojuvenil mais utilizada, de poesias impactantes e recorrentes nos processos de cuidado, de acervo que contribui para as bases conceituais. Durante as vivências, a teoria é pontuada e apresentada de forma horizontal, por considerar e incorporar a experiência dos participantes da roda.


QUORUM

Mínimo de 08, máximo de 16.


O CURSO INCLUI

O livro Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura e certificado de participação.


POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Será restituído 100% do valor pago, se o cancelamento ocorrer até 10 dias antes do início do curso. Se o cancelamento foi realizado no período entre 5 e 9 dias anteriores ao início do cruso, será devolvido 50% do valor. A partir do quarto dia de antecedência ao início, não haverá ressarcimento, nem a possibilidade de crédito para outras turmas. O participante poderá enviar outra pessoa em seu lugar, se assim desejar, desde que informe previamente.

 

PREVISÃO DE PRÓXIMAS TURMAS

18 e 19 de março, em Niterói

27 e 28 de maio, em São Paulo

24 e 25 de junho, no Rio de Janeiro

 

TURMAS SOB DEMANDA

É possível criar turmas customizadas para grupos interessados, inclusive em outras cidades e estados.  Os detalhes e valores descritos acima são os mesmos. Cada interessado deve apenas responsabilizar-se pela coordenação do evento: oferta de espaço, coffee break e arcar com as despesas de deslocamento.  Custos podem ser minimizados por alternativas criativas baseadas na economia solidária, de compartilhamento de recursos possíveis. Se for de seu interesse, vamos mapear possibilidades. Aguardo seu contato.

INSCRIÇÕES, PROPOSTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Envie e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 


Fornecido por Joomla!. Designed by: professional joomla themes ThemZa  Valid XHTML and CSS.